Nível: Iniciante/Intermediário

Você vai aprender de maneira prática esse super solo da música Living After Midnight, interpretado pelo guitarrista Glenn Tipton da banda Judas Priest. Abaixo, você pode acessar o PDF com a tablatura do solo, para acompanhar a explicação.

A música está na tonalidade de Mi Maior, o que torna comum, dentro desse contexto mais rock/heavy metal, o uso de escalas diatônicas e pentatônicas. Neste caso, o Glenn Tipton fez uso das escalas pentatônicas de Mi Maior e Mi menor. Já sanando possíveis dúvidas: sim, é possível utilizar pentatônica menor sobre uma harmonia Maior. Chamamos isso de intenção blues. Essa prática tem origem no blues e se difundiu para o jazz, o rock, o pop e o heavy metal.

Na mesma região são usadas as duas pentas (maior e menor), que tem como referência os acordes de Mi Maior com modelo de Sol e Mi menor com modelo de sol.

         

Os modelos de pentatônica de Mi Maior e Mi menor usados para cada acorde de referência são (respectivamente:

         

Glenn Tipton faz um mix entre essas duas escalas para a construção do solo de Living After Midnight. Acompanhe o passo a passo.

O solo tem início dentro da penta menor, com dois Bends de um tom (full) da nota lá, segunda corda casa 10, para a nota si. Em seguida a sequência lá, sol, mi, ré, mi – segunda corda/casa 10, terceira corda/casa 12, terceira corda/casa 9, quarta corda/casa 12 e terceira corda/casa 9.

A seguir, a melodia mi, dó#, mi, fá# e mi. Essas notas já pertencem à penta maior e se localizam na terceira corda/casa 9, quarta corda/casa 11, terceira corda/casa 9, terceira corda/casa 11 e terceira corda/casa 9, respectivamente.

Posteriormente, dois Bends de ½ tom da nota fá# (terceira corda/casa 11). Ao tocar o segundo Bend, permanecer com ele fixo e tocar três vezes a terceira corda com a técnica de Pinch Harmonic (Harmônico Artificial), produzido pelo contato da palheta e da lateral do polegar ao mesmo tempo. Ao tocar com o Pinch Harmonic pela terceira vez, retornar o Bend para a posição original (fá#) e em seguida a nota mi na terceira corda/casa9.

Após esse trecho, você irá repetir o primeiro trecho aqui apresentado e, em seguida, as notas mi, dó#, mi, dó# e mi (terceira corda/casa 9, quarta corda/casa 11, terceira corda/casa 9, quarta corda/casa 11, terceira corda/casa 9).

Depois disso partirá para o trecho final do solo: Bend de ½ tom na nota lá – segunda corda/casa 22 -, nota ré (primeira corda/casa 22), Bend com release na nota lá – segunda corda/casa22 -, nota sol (segunda corda/casa 20) e Bend de um tom na nota lá, segunda corda/casa 22.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *