Nível: Intermediário/Avançado.
Nesta aula você vai aprender aplicações da escala pentatônica sobre acordes menores com sétima (Xm7). São três aplicações para cada acorde, além de dicas para uma sonoridade “outside”. Além disso, você pode acessar, em PDF, vários licks com essas aplicações.
Os acordes menores com sétima menor (Xm7) são encontrados no primeiro (Im7), quarto (IVm7) e quinto (Vm) graus do Campo Harmônico Menor Natural. Dessa forma, é possível aplicar a escala pentatônica menor (m7) de cada um desses graus sobre o mesmo acorde, em um contexto parado (o mesmo acorde permanece constante).
Como exemplo, vamos usar o acorde de Ré menor com sétima menor – Dm7. Ele pode estar presente no primeiro grau do Campo Harmônico de Ré menor natural:
Dm7 Em7(b5) F7M Gm7 Am7 Bb7M C7
Pode estar no quarto grau do Campo Harmônico de Lá menor natural:
Am7 Bm7(b5) C7M Dm7 Em7 F7M G7
E também pode estar no quinto grau do Campo Harmônico de Sol menor natural:
Gm7 Am7(b5) Bb7M Cm7 Dm7 Eb7M F7
Dessa forma, as pentatônicas de Ré menor, Sol menor e Lá menor podem ser usadas para improvisação sobre o acorde de Dm7.
Entretanto, das três possibilidades apresentadas, a única pentatônica que possui nota evitada para o acorde de Dm7 é a penta de Sol menor. Esta pentatônica possui uma nota Si bemol em sua formação e essa nota pode descaracterizar a sonoridade do acorde, tendendo a alterar sua característica original.
Com isso, outra pentatônica que passou a ser usada é a pentatônica menor um tom acima da tonalidade do acorde. Esta pentatônica possui as notas mais compatíveis com o acorde de Dm7 e resgata a sonoridade do modo dórico, que é bastante interessante se usada em um contexto Jazz ou Fusion. No caso do acorde de Dm7, a penta menor usada é a de Mi menor.
Ainda sobre o contexto Jazz/Fusion, um recurso bastante utilizado é o deslocamento em meio tom acima da escala pentatônica. Com isso, você pode obter uma sonoridade “outside”, que significa que o som das notas musicais está “fora” do contexto do acorde. Esse recurso é bastante utilizado por guitarristas desses gêneros e é cada vez mais explorado para a improvisação moderna. É necessário ter cuidado para, ao fazer o deslocamento, não repousar em notas “ruins” ao acorde.
Outro recurso utilizado para a improvisação nesses gêneros são as notas de aproximação cromática (cromatismos), isto é, notas não pertencentes às pentatônicas apresentadas que podem ser usadas com a finalidade de promover a aproximação de uma nota que está “fora” para uma nota que está “dentro” da escala. A aplicação dessas notas de aproximação são muito interessantes, principalmente quando aplicadas juntamente com o deslocamento em meio tom acima.