Nível: Intermediário/Avançado.
Resolvi disponibilizar gratuitatmente esta aula do curso de guitarra das Oficinas de Música da UFG, com o intuito de ajudar os guitarristas. Neste vídeo você vai aprender aplicações de escalas pentatônicas e modos gregos sobre acordes menores com sétima menor (Xm7) e acordes dominantes – maiores com sétima menor (X7) – em contexto modal (acorde parado). Para a aplicação, utilizei o Standard de Jazz Cantaloupe Island, de Herbie Hancock. Você pode acessar vários licks que foram exemplificados nessa aula clicando no botão abaixo. A seguir, o link com playback para estudar.
O acorde de Fm7 permite o uso de três pentatônicas. São elas: penta de Fm7, de Gm7 e de Cm7. Isso porque, como visto em um artigo anterior deste site – https://raphaelgomesguitarra.com/2020/08/04/escala-pentatonica-sobre-acorde-xm7/ – essas pentatônicas possuem as notas mais compatíveis com os acordes menores com sétima menor, além de dar ênfase ao modo dórico.
Ainda sobre o Fm7, é necessário o estudo do modo dórico, que é explorado dentro do contexto modal e se localiza no segundo grau do Campo Harmônico Maior – neste caso, no campo de Mi bemol maior.
Eb7M Fm7 Gm7 Ab7M Bb7 Cm7 Dm7(b5)
Você irá realizar o estudo do modo dórico por regiões, através dos acordes de referência. Para isso, irá aplicar os modos no Sistema 5 ou CAGED, conforme o vídeo.
O acorde de C#7 também permite o uso de algumas pentatônicas. Neste vídeo são mencionadas três delas: penta de C# (ou A#m7), de A#m6 e G#m6. As duas últimas dão ênfase ao modo Mixolídio #4, que se localiza no quarto grau do Campo Harmônico Menor Melódico (Sol sustenido menor melódico).
G#m7M A#m7 B7M(#5) C#7 D#7 E#m7(b5) F##m7(b5)
O modo Mixolídio #4 também deve ser estudado por regiões no Sistema 5 ou CAGED, conforme apresentado pelo vídeo.
Para o acorde de Dm7, o raciocínio é o mesmo usado para o acorde de Fm7. Três possibilidades de pentatônicas menores – pentas de Dm7, Em7 e Am7 – e o modo dórico no Sistema 5 ou CAGED.