Nível: Iniciante/Intermediário.

Aqui você vai aprender de maneira fácil o solo da música I Can’t Stop Loving You, interpretado pelo saudoso guitarrista Eddie Van Halen, que recentemente nos deixou, com sua banda Van Halen. Abaixo, você pode acessar o PDF com a tablatura do solo, para acompanhar a aula em vídeo.

Embora a música esteja na tonalidade de Lá Maior, o solo ocorre em uma passagem pela tonalidade de Sol Maior. Isso é perceptível pelos acordes da base no momento do solo:

Os acordes de C/G (Dó Maior com baixo em Sol) e D(add11)/A (Ré Maior com décima primeira adicionada com baixo em Lá), sem inversões e acréscimos, são acordes tríades básicos, IV e V graus do CAMPO HARMÔNICO de Sol Maior – Tonalidade de Sol Maior.

G  Am  Bm  C  D  Em  F#m(b5)

O solo se inicia no final do compasso 1/início do compasso 2 com uma Melodia Oitavada: uso de notas e suas oitavas, ao mesmo tempo. Como explicado no vídeo, você irá tocar a seguinte sequência: Sol (terceira e primeira cordas/casas 12 e 15) – com três repetições -, Fá# (terceira e primeira cordas/casas 11 e 14) em Slide descendente para Mi (terceira e primeira cordas/casas 9 e 12), Sol (terceira e primeira cordas/casas 12 e 15), Lá (terceira e primeira cordas/casas 14 e 17) com Slide de chegada ascendente e, para concluir o trecho, as notas Sol, Fá# e Mi com suas respectivas oitavas, apresentadas anteriormente.

A seguir, um trecho com três grupos de três notas cada, com origem na Escala Diatônica de Sol Maior. Cada grupo é tocado em uma corda, sendo elas a sexta a quinta e a quarta cordas. As notas são Ré, Mi, Fá# (sexta corda/casas 10, 12 e 14); Sol, Lá, Si (quinta corda/casas 10, 12, 14); Dó, Ré e Mi (quarta corda/casas 10, 12, 14).

Para finalizar esse trecho, as notas Fá# (terceira corda/casa 11) Sol (terceira corda/casa 12), Fá# (terceira corda/casa 11), Ré (quarta corda/casa 12) e uma nota Mi  (quarta corda/casa 14) obtida por um Slide ascendente em Apogiatura da nota Ré para o Mi – a Apogiatura representa um deslocamento rápido da primeira para a segunda nota, de modo que o valor de tempo acaba sendo da segunda.

A seguir, no compasso 6, as notas Fá# (primeira corda/casa 14), Sol (primeira corda/casa 15), Bend de um tom da nota Sol (primeira corda/casa 15), Ré (segunda corda/casa 15) e Mi (segunda corda/casa 17). Todas essas notas devem ser obtidas em Hammer-on (marteladas pelos dedos da mão esquerda) com técnica de volume – após realizar cada Hammer-on, aumentar o volume de cada nota e, em seguida, abaixar o volume novamente para repetir o processo com as próximas notas.

O próximo trecho tem a nota Lá (primeira corda/casa 17) em Slide ascendente de chegada e em seguida a sequência Sol (primeira corda/casa 15), Lá (primeira corda/casa17) obtido em Hammer-on, Sol (primeira corda/casa 15) obtido em Pull-off, que liga em Slide descendente o Fá# (primeira corda/casa 14). A seguir, as notas Ré (segunda corda/casa 15), Lá (terceira corda/casa 14), Sol e Fá# (terceira corda/casas 12 e 11) obtidos por Slides descendentes. Posteriormente, Ré (quarta corda/casa12),  Lá (quinta corda/casa 12) com Slide descendente para a nota Sol (quinta corda/casa 10).

Para concluir o trecho, as notas Lá, Sol e Fá# (quinta corda/casas 12, 10 e 9) com Pull-off e Slide descendente respectivamente; e as notas finais são: Sol, Fá#, Sol, Lá (quinta corda/casas 10, 9, 10 e 12) e Ré (quarta corda/casa 12).

O trecho a seguir possui as notas Sol, Fá# (terceira corda/casas 12 e 11), Ré (quarta corda/casa 12) e uma nota Lá (terceira corda/casa 14), obtida em Apogiatura, partindo do Sol (terceira corda/casa 12).

A parte conclusiva do solo de Eddie tem as notas Mi, Ré, Dó# (terceira corda/casas 9, 7 e 6), Lá (quarta corda/casa 7), Mi, Ré e Dó# (quinta corda/casas 7, 5 e 4), já retornando para a tonalidade de Lá Maior novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *