Mais um solo clássico explicado nota por nota, bem como as ferramentas usadas na composição do solo – Pentatônica Maior, Diatônica Maior, Intervalo Harmônico e outras. O solo foi interpretado por Ricky Byrd, que por uma década esteve na banda da Joan Jett – a Blackhearts. No link abaixo você pode baixar a tablatura do solo, para acompanhar a explicação.
A música está na tonalidade de Mi Maior e para compor o solo, Byrd utilizou as escalas Pentatônica e Diatônica de Mi Maior para a criação do solo. O solo se inicia na Pentatônica de Mi Maior, na região do acorde de Mi com modelo de Ré.
Na segunda casa da sexta corda, você vai aplicar dois Bends de meio tom, sendo o segundo com release e, posteriormente, a nota mi da sexta corda solta. Para encerrar esse primeiro trecho, você deve tocar as notas sol# (quarta corda/casa 6) e ré (terceira corda/casa 7) simultaneamente, utilizando um Slide de aproximação para chegar nessas notas.
O segundo trecho será desenvolvido na Pentatônica de Mi Maior, na região do acorde de Mi com modelo de sol.
O trecho se inicia com um Hammer-on da nota si para a nota dó#, na quarta corda/casas 9 e 11. Em seguida a nota mi da terceira corda na casa 9 e um Bend de um tom na nota fá# da mesma corda/casa 11, intercalado com a nota mi da primeira corda na casa 12. A seguir você vai tocar mais um Bend na nota fá# da terceira corda/casa 11 e dessa vez vai intercalar com a nota si da segunda corda na casa 12.
Para fechar o trecho, você vai aplicar um Bend Oblíquo, deslocando em um tom o fá# (terceira corda/casa 11) e tocando ao mesmo tempo a nota si da segunda corda/casa 12. Este último Bend será seguido de Release, Pull-off do fá# para o mi (terceira corda/casas 11 e 9), nota dó# da quarta corda/casa 11 e um Hammer-on de aproximação do mi para o fá# (terceira corda/casas 9 e 11.
Posteriormente, a nota si (quarta corda/casa9) três vezes seguidas, sendo que na terceira você vai aplicar um Hammer-on do si para o dó# (quarta corda/casa 11) e, para concluir, as notas mi da terceira corda na casa 9 e a nota si da segunda corda na casa 12.
O terceiro e último trecho se inicia com a aplicação da escala Diatônica de Mi Maior no sentido descendente (do agudo para o grave). Todas as notas a seguir serão tocadas na terceira corda, seguindo o seguinte critério: três palhetadas na nota vigente e um Slide para transitar para próxima nota. Na sequência, as notas mi (casa 9), ré# (casa 8), dó# (casa 6), si (casa 4) e lá (casa 2).
Em seguida, para concluir o solo, você vai tocar o sol# (terceira corda/casa 1) duas vezes, posteriormente um Bend de meio tom na nota fá# da quarta corda na quarta casa com Release e as notas mi (quarta corda/casa 2), dó# (quinta corda/casa 4) e mi (quarta corda/casa 2).
First of all I would like to say great blog! I had a quick
question which I’d like to ask if you don’t mind. I was
curious to find out how you center yourself and clear
your head prior to writing. I have had a hard time clearing
my thoughts in getting my thoughts out there. I truly do enjoy
writing however it just seems like the first
10 to 15 minutes are usually lost simply just trying to
figure out how to begin. Any ideas or tips? Thank you!
Thx