Nesta aula de Guitarra para Iniciantes, você vai aprender como trabalhar a transição entre os primeiros acordes. Você entenderá como treinar a mão esquerda e como começar o trabalho com a mão direita.

É muito importante que a gente entenda como começar a trabalhar os primeiros acordes, sobretudo as trocas entre eles. Muitos alunos têm dificuldades na passagem de um acorde para o outro, principalmente porque depois tem que vincular a mão direita também. A primeira coisa que a gente tem que ter em mente é que existe uma ordem cronológica de como aprender os acordes. Existem estratégias de como trabalhar os primeiros acordes, de modo a obter bons resultados e consiga escalonar até as suas primeiras músicas. 

Vou mostrar alguns exemplos de alguns acordes que eu acho interessantes para começar a estudar. O foco é mais na mão esquerda. A mão direita, vou tocar depois de forma mais solta; vamos tocar o acorde e deixar o som durar bastante. 

Temos tonalidades maior e menor em música e, diante disso, temos vários tipos de acordes. Temos acordes maiores, menores, diminutos, aumentados (falando de tríades), mas os mais recorrentes são os maiores e os menores. São os acordes que mais ocorrem nas músicas do contexto popular e é com eles quero começar. Vou começar com o Mi menor (Em).

Conceitos muito importantes:

Quanto mais à frente você coloca o seu dedo, melhor é o seu som. Isso é muito importante porque ao posicionar mais atrás você irá obter um som meio “trastejado” (metálico) e desagradável.

Curvatura da mão e dos dedos. Ao tocar os primeiros acordes, é comum mesclar cordas presas e cordas soltas. Se a mão é posicionada muito baixa, ela acaba bloqueando as cordas que estão na parte inferior da guitarra. Então, é importante ter uma curvatura interessante, que te permita tocar o acorde sem que os seus dedos bloqueiem outras cordas e que faça com que você perceba  o limite ou ponto de bloqueio; a partir de determinado ponto, se a mão abaixar mais, ela irá bloquear determinadas cordas. 

O ponto de partida de cada acorde (baixo do acorde). O acorde em posição fundamental tem o baixo na nota que dá o nome a ele. Por exemplo, o Mi menor (Em) tem o baixo na nota mi (sexta corda solta). Se você toca partindo de outra corda que não o baixo original, causará modificação na sonoridade do acorde (possivelmente uma inversão). Quero aproveitar para passar outro acorde: o Lá Maior (A).

Também se aplicam para esse acorde os conceitos apresentados anteriormente, para a obtenção da melhor sonoridade possível – clareza no som do acorde: é necessário ouvir nota por nota sem interrupção ou bloqueio. É necessário que o baixo do Lá Maior (A) seja a nota Lá (quinta corda solta), pois de outra forma, isto é, se ele partir de outra corda terá sonoridade diferente da original; se partir da sexta corda, você terá um acorde de Lá Maior com baixo em Mi (A/E).

Empilhamento dos dedos (quando há dois ou mais dedos na mesma casa). Ainda citando o Lá Maior (A), por possuir três dedos na mesma casa, é importante manter os deos o mais à frente possível, para evitar sonoridade desagradável e mais, tentar aplicar um empilhamento parcial do dedo 2 sobre o 3 e do 3 sobre o  4, para evitar que eles fiquem lado a lado dentro da casa. Dessa forma, os dedos que estiverem mais atrás terão a sonoridade prejudicada. 

Vamos trabalhar a transição entre os acordes de Mi menor e Lá Maior. Esse exercício é exclusivo da mão esquerda. Ao transitar do Mi menor para o Lá maior, você perceberá que o dedo 2 já se encontrará no local adequado para o encaixe do acorde de Lá Maior. Isso quer dizer que ele já estará pronto e não precisa ser levantado, de modo que você só precisa se preocupar em retirar o dedo 1 do Mi menor e em seguida encaixar os dedos 3 e 4 nas cordas 3 e 2/segunda casa, para a montagem do acorde de Lá Maior. Esse é o primeiro exercício e deve ser executado muitas vezes, para assimilação e fluência na movimentação da mão esquerda.

Após assimilar o primeiro exercício, acrescentar a mão direita. Você vai utilizá-la com uma única palhetada de quatro em quatro tempos; da sexta à primeira corda para o acorde de Mi menor e da quinta à primeira corda para o acorde de Lá Maior.

Desenvolva esses exercícios várias vezes para um bom desempenho nas mãos direita e esquerda. A transição entre esses acordes poderá ocorrer em vários outros contextos. Essa é uma forma que recomendo a quem quer iniciar na guitarra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *